quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fatores de Textualidade

Estudo e Análise com base no livro “Redação e Textualidade” de Maria da Graça Costa Val.

O QUE É UM TEXTO?
- linguagem em uso

O QUE É TEXTUALIDADE?
- Características que fazem com que um texto não seja apenas uma sequenciam de frases

COERÊNCIA E COESÃO
-Sentido do Texto
-Partilhar conhecimento entre os interlocutores
-Coesão: unidade formal do texto
-Coerência: promover a inter-relação entre os elementos do discurso
-Coesão e Coerência de um texto também depende do conhecimento do recebedor

INTENCIONALIDADE E ACEITABILIDADE
-Protagonistas do ato da comunicação – Beaugrande e Dressler (1983)
-Intencionalidade: construir um discurso coerente e coeso
-Aceitabilidade: se refere a expectativa do recebedor de o que o texto com que se defronta seja útil e relevante

SITUACIONALIDADE
-Pertinência e relevância do texto quanto ao contexto em que ocorre.
-Adequação do texto a situação sociocomunicativa

INFORMATIVIDADE
-Interesse do recebedor pelo texto vai depender do grau de informatividade
-A medida na qual as ocorrências são esperadas ou não, conhecidas ou não

INTERTEXTUALIDADE
-Fatores que fazem a utilização de um texto dependente do conhecimento de outros textos

O texto escolhido para analise foi a capa da Revista Veja referente à renúncia do Papa Bento XVI publicada em fevereiro de 2013.

Coerência e Coesão
Texto de acordo com o conhecimento de mundo do leitor

Intencionalidade e Aceitabilidade
Comover e chamar a atenção para a causa católica 

Situacionalidade
Momento conturbado para a Igreja Católica devido às denuncias/questionamentos

Informatividade
Alto grau de informatividade
Intertextualidade
Remete ao sacrifício de Jesus Cristo
 
BIBLIOGRAFIA

Costa Val,  MARIA DA Graça. Redação e Textualidade. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006
MARIO SABINO. Como um Raio Divino. Revista VEJA, São Paulo, Ano 46 no 08, fevereiro/2013, capa.
 

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