quinta-feira, 11 de julho de 2013

Espaços Educativos Alternativos

Pesquisa para produção de espaço educativo a ser implementado em uma Escola Pública com base nas informações coletadas no Centro Cultural São Paulo. Pesquisa  desenvolvida pelas alunas do 1º semestre de Letras – Noturno para a Disciplina de Prática de Ensino.

INTRODUÇÃO 

A utilização de espaços extraclasses vai além do uso educativo no desenvolvimento dos alunos. Um espaço destinado dentro do ambiente educacional para novos conhecimentos e aprendizados prepara os jovens para interagir dentro e fora do ambiente escolar.

Agindo um pouco fora “da caixa”, sem hostilizar os parâmetros curriculares, é possível agregar diversão ao ensino através de práticas inclusivas e dinâmicas. Para isso é necessário planejamento prévio com responsabilidade que vise o espaço a ser utilizado, o público a ser atingido e o material a ser disponibilizado aos que terão acesso ao espaço.


Sendo assim, o trabalho a seguir falará sobre a utilização de um novo espaço educativo a ser implantado em uma Escola Pública com base nos dados coletado no Centro Cultura São Paulo, localizado na Rua Vergueiro, 1.000 e suas áreas disponibilizadas ao público em geral. Através de pesquisas e entrevistas, foram coletados dados relevantes para a implementação de um novo projeto educacional. 

ESPAÇOS EDUCACIONAIS ALTERNATIVOS 

Espaços educacionais alternativos ou espaços não tradicionais de ensino são ambientes externos, que vão além das salas de aula, onde é possível desenvolver atividades educacionais, complementando os conteúdos didáticos, aliando diversão e conhecimento. Todo e qualquer espaço pode ser utilizado para uma prática educativa, como áreas verdes na própria escola, no pátio escolar, em museus, zoológicos, parques, praças, bibliotecas, centros culturais etc.

Espaço - Recursos audiovisuais e laboratório de línguas 

A seção de Recursos Audiovisuais e Laboratório de Línguas da Biblioteca Sérgio Milliet oferece os serviços de audiovisionamento local de filmes, sessões de estudo com o uso de métodos autodidáticos de língua estrangeira e portuguesa e a consulta local de mídias digitais que acompanham os livros do acervo da Biblioteca Sérgio Milliet.

No espaço de audiovisionamento, o público pode assistir aos filmes pertencentes ao acervo do setor, composto de obras de ficção, documentários, séries originalmente veiculadas na televisão, palestras, debates, videoarte, dentre outros materiais. Para participar não há necessidade de inscrição.

ESPAÇO ADAPTADO PARA IMPLANTAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS

O espaço oferecerá um acervo de livros, gibis, revistas periódicas, DVDs e CDs em língua inglesa doados pelos docentes e discentes da própria escola e por outras instituições. Será utilizado para atividades dinâmicas como campeonatos de vídeo game, karaokê e música; rodas de leitura, oficinas de conversação e audiovisuais e pesquisas. Para participar basta estar regularmente matriculado no ensino fundamental ou médio da escola pública.

Materiais disponibilizados no espaço
Televisões, home theater, computadores, fones auriculares, microfones, livros, CDs e DVDs.

Vantagens e deficiências deste espaço

Vantagens.: 
Trabalhar o interesse, curiosidade, raciocínio lógico, concentração, coordenação motora e criatividade do aluno, além de promover a cultura e interação social.

Deficiências.:
Não abrange uma grande quantidade de alunos por conta da limitação do espaço. Limitar a quantidade de alunos/ participantes das atividades. Não será aberto ao público devido à preservação dos materiais dispostos e do próprio local.

Critérios de escolha

Como se sabe, o evento de grande porte, a Copa do Mundo, está às vésperas. Estrangeiros de todas as partes do mundo virão ao Brasil para prestigiá-lo e, portanto, é de suma importância que a sociedade brasileira seja levada ao conhecimento e aprendizado da língua inglesa, para que este momento de confraternização, seja explorado e aproveitado também para a aquisição de novos conhecimentos, troca de experiências e a descoberta de culturas diferentes. 

Diante disto, o espaço cultural Recursos Audiovisuais e Laboratório de Línguas foi o escolhido para ser implantado em escolas públicas do Estado de São Paulo e possivelmente ser estendido aos demais Estados. 

O projeto de implantação deste espaço cultural visa não somente a contribuição dos alunos e demais público para o desenvolvimento dos negócios durante o campeonato mundial, mas também o aprendizado de um novo conhecimento para toda a vida. O intuito é de que os alunos, futuros agentes da sociedade, desenvolvam habilidades comunicacionais na língua estrangeira inglesa, a língua universal e estejam preparados para o mercado de trabalho, mundo acadêmico, bem como, sintam-se aptos para conviverem com realidades diferentes.

Programação

Ficará disponível de segunda à sexta-feira durante todo o período de aula e aos sábados das 07 às 15h. A programação estará sujeita a alteração de acordo com a realização de eventos, projetos e dinâmicas realizados neste espaço.

Introdução ao espaço

Solicitar aos professores que utilizem este espaço para aplicação de atividades inter-relacionadas (entre a matéria e os materiais dispostos no espaço cultural), para que os alunos sejam introduzidos a este espaço e habituem-se com o mesmo. 
 
Exemplo: professor de geografia levará os alunos a reconhecer a densidade geográfica através de dinâmicas onde serão utilizados os materiais dispostos no espaço.

Divulgação

Folders espalhados pela escola, boca a boca e propaganda em redes sociais (feitas pelos próprios alunos e professores).

Recursos utilizados

Para a implantação do espaço será utilizado recursos financeiros da própria instituição de ensino em parceria com o governo, além de doações o corpo docente e discente, pais e responsáveis e organizações filantrópicas.

Recursos humanos

Os funcionários do espaço serão alunos da própria instituição de ensino e estagiários.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este projeto foi desenvolvido baseado na deficiência das escolas públicas do Brasil, pois atualmente ainda existe o autoritarismo no ensino. Tais deficiências são notadas nas atividades limitadas que ocorrem em sua maioria somente nas salas de aula, e não em espaços alternativos. 

Um projeto como esse facilitaria o aprendizado além de complementar e trazer a tona uma nova maneira de aprender “brincando” com contextos que cercam a realidade dos alunos. 

BIBLIOGRAFIA 

Centro Cultural São Paulo. Disponível em: <http://www.centrocultural.sp.gov.br> 
Acesso em 23/05/2013 às 21:49h

O custo da escola pública. Disponível em: <http://chermontlopolis.wordpress.com>  Acesso em 23/05/2013 às 22:15h